quarta-feira, 19 de março de 2014

Fafá de Belém Fez História - Diretas Já! - Parte 1

Olá, Fafazildos!

O post de hoje vai envolver um pouco de história do Brasil, mais precisamente um marco importante na democracia do país que foi o Movimento Diretas Já que ocorreu em 1984 com diversas manifestações populares (passeatas e comícios, por exemplo) em muitas cidades brasileiras que contaram com a participação de milhares de brasileiros que apoiavam a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabelecia as eleições diretas para presidente da República do Brasil. Esse movimento político democrático contou com o apoio de diversos políticos da época bem como artistas, jogadores de futebol, religiosos e cantores. É aí onde nossa queridíssima diva entra nessa história. 


Ela não apenas apoiou o movimento, como também arregaçou as mangas e foi manifestar junto do povo o direito que ela ( e todo cidadão brasileiro) tinha de escolher quem administraria o país onde nasceu. Fafá se destacou tanto que foi eleita a musa das Diretas Já. Ela era, nessa época, praticamente a cantora oficial do Hino Nacional Brasileiro e o cantava em todos os comícios que estava presente, bem como a música 'Menestrel de Alagoas', composta por Milton Nascimento e Fernando Brant, e no meio da música, enquanto passava uma breve mensagem do Teotônio Vilela, ela soltava uma pomba branca (sugestão do cartunista Henfil) que simbolizava a Paz nesses eventos. 

Confira abaixo um vídeo de 1984, onde, num comício em São Paulo, Fafá canta a música 'Menestrel de Alagoas' em homenagem a Teotônio Vilela, grande político brasileiro (in memoria já nessa época):


Acompanhe a letra dela:

Menestrel de Alagoas
 Milton Nascimento e Fernando Brant

Quem é esse viajante
Quem é esse menestrel
Que espalha esperança
E transforma sal em mel?
Quem é esse saltimbanco
Falando em rebelião
Como quem fala de amores
Para a moça do portão?
Quem é esse que penetra
No fundo do pantanal
Como quem vai manhãzinha
Buscar fruta no quintal?
Quem é esse que conhece
Alagoas e Gerais
E fala a língua do povo
Como ninguém fala mais?
Quem é esse?
De quem essa ira santa
Essa saúde civil
Que tocando a ferida
Redescobre o Brasil?
Quem é esse peregrino
Que caminha sem parar?
Quem é esse meu poeta
Que ninguém pode calar?
Quem é esse?

O vídeo, obviamente, mostra um trecho do Hino Nacional e também a votação da emenda Dante de Oliveira, que foi derrotada na câmera, mas que mesmo assim, o povo brasileiro gritava: 'A Luta Continua'. 

Foto acima: Fafá de Belém, Teotônio Vilela e Fernando Brant / Fafá segurando a pombinha branca que soltava no meio da música em homenagem a Teotônio.

Em entrevista à folha uol em Janeiro deste ano, Fafá citou um pequeno diálogo entre ela e Teotônio quando este soube da gravação e pediu pra dizer algumas palavras, que foram palavras importantes que conduziram o Brasil rumo à democracia. Dizia o seguinte:

"Então, surpreendentemente me disse: Minha filha, nossas gargalhadas juntas podem fazer o chão desse país tremer! E continuou: Saio desta caminhada pela anistia com muita dor e ainda cheio de sangue, mágoas, tristeza. Penso em cruzar o país pedindo eleições diretas, e já! Para isto, é preciso que nenhum partido se aposse... Terá que ser um movimento suprapartidário, e somente o espírito desarmado conseguirá agregar a todos. Uma caminhada que não pertença a ninguém, que tenha alegria e seja leve. Só assim faremos a transição democrática."

Em Novembro de 1983, Teotônio Vilela falece e naquele mesmo dia (27/11/1983) o povo sai nas ruas de São Paulo para a primeira grande manifestação pelas eleições diretas. 

A música 'Menestrel de Alagoas' foi lançada no disco 'Fafá de Belém', de 1983 e a gravação original dela já incluía as palavras do Teotônio que diz, ao 2:44s: "Esta música é a melodia do povo. Sinto-me dentro dela, porque venho fazendo de minha vida o roteiro da liberdade. Sinto-a como qualquer cidadão em qualquer recanto deste país, como a verdadeira oração e um apelo ao amor, a esperança, o trabalho e a coragem."

Veja um vídeo especial pro livro 'O Brado Retumbante' onde a própria Fafá fala sobre essa época:



E aqui temos também a música Menestrel de Alagoas a cappella com a Fafá, nesta mesma entrevista pro livro, onde ela canta emocionada essa que foi símbolo da defesa pelas eleições diretas no Brasil :


Foi uma época muito importante e de muita luta, não só para a Fafá, mas para todos os brasileiros que desejavam liberdade de escolha daquele que presidiria o seu país. Nossa diva foi à luta pelos direitos dela e de todos nós. 

(Continua num próximo post...)


Nenhum comentário:

Postar um comentário